Home / Materiais / Onde aplicar o fresamento

Onde aplicar o fresamento

 O fresamento é um dos processos da usinagem mais utilizados, pois é capaz de gerar diversas peças com variados formatos, e muitos deles utilizados para diversas coisas, como é o caso das engrenagens.

Para que isso aconteça, acontece uma remoção progressiva do material que é ferramenta que realiza movimentos rotativos repetitivos. Essa é a peça que chamamos de fresa.

Ela é composta por padrões que parecem dentes (ou arestas), e que conforme giram removem um pequeno pedaço da peça que está sendo inserida. Com isso, são retiradas rebarbas que vão, gradativamente, moldando a peça.

Embora o processo seja detalhado e preciso, não se trata de nada demorado. Com a tecnologia e o avanço das máquinas de usinagem, a aplicação do fresamento é algo muito rápido.

Descubra a utilidade do fresamento na indústria

O fresamento é utilizado para moldar a superfície de peças ao retirar o se excesso. Com isso é possível torná-la compatível com o espaço que deverá ocupar ou com a finalidade que lhe cabe.

A forma como isso é realizado poder ser mais superficial ou mais profundo. Sempre vai depender do projeto e da utilização da peça. Quando esse polimento acontece de forma a desgastar menos a superfície, consequentemente a peça tem uma vida útil mais extensa.

Os movimentos que acontecem são o de avanço da peça ao mesmo tempo em que o equipamento reage de forma rotativa. Com isso geram-se cavacos pequenos, e que podem variar de espessura.

Existem alguns equipamento de fresamento em que a própria maquina é que se movimenta, e não a peça que está passando pelo processo de usinagem, o que resulta em mais precisão e mais qualidade.

Esse procedimento é usado para fabricação de objetos de superfície planas, tais como:

  • Rebaixos;
  • Rasgos de chaveta;
  • Canais;
  • Chanfros não angulares;
  • Trilhos;
  • Dentes de engrenagens;

Mas além da produção dessas peças, também é usado para fazer furos extremamente precisos, além de produzir o rosqueamento perfeito para encaixe com macho de forma.

A fresamento faz isso com agilidade e gera peças perfeitas, que funcionam em diferentes situações. A velocidade de produção é muito mais rápida do que quando o rosqueamento com macho é feito manualmente.

Relevância do fresamento para diferentes indústrias: por que é tão importante?

As engrenagens são algumas das peças mais utilizadas nas variadas indústrias. Não podemos pensar, por exemplo, na fabricação de um carro que não leve algumas dessas peças.

Essa é uma das principais peças usinadas a partir do fresamento. Assim como na indústria automobilística, ela é aplicada em muitas outras, e sempre fundamental.

Com certeza a sua precisão é essencial, pois se for fabricada de tamanho errado, diâmetro ou espaço alterado causará uma série de problemas, e trará prejuízo a todos.

Sendo assim, o fresamento – incluindo o de engrenagens – só deve ser realizado por pessoas altamente capacitadas e preparadas. Da mesma maneira apenas uma empresa capacitada e renomada deve oferecer esse tipo de serviço.

É justamente esse o caso da Braniva Indústria Mecânica. A empresa é renomada e reconhecida em seu nicho como uma referência na fabricação de diferentes peças, e trabalha com um sistema de fresamento de alta tecnologia.

Escolher corretamente a empresa é tão importante quanto preparar um bom projeto referente as peças que você precisa, afinal, de que adianta um planejamento decente se o trabalho não for bem executado?

A Braniva também oferece outros serviços de usinagem CNC – preparamos aqui um material sobre “O que é uma usinagem CNC?”.

Seja para realizar fresamento ou quaisquer outros serviço de usinagem, faça com uma empresa de confiança e que disponha de equipe devidamente preparada.

 

 

 

 

 

 

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *