Home / Aço / O que é uma usinagem CNC? Descubra aqui

O que é uma usinagem CNC? Descubra aqui

Durante muito tempo os procedimentos de usinagem foram operados manualmente. Mas com a evolução do mercado e da tecnologia surgiu a usinagem CNC.

A sigla refere-se a Comando Numérico Computadorizado, e como o próprio nome diz, trata-se de uma versão automatizada dos processos, que consequentemente exclui – ou diminui significativamente – as possibilidades de falha humana.

Esse já um estilo de usinagem utilizado em diversas etapas da produção e tem se mostrado cada vez mais eficiente. Com a geração de comandos números, as máquinas são operadas de maneira mais assertiva e precisa.

Entenda exatamente o que é uma usinagem CNC, e o que essa tecnologia representou para as diferentes indústrias que dependem de peças milimetricamente corretas para funcionar perfeitamente.

Saiba tudo sobre usinagem CNC

Para tornar o trabalho mais rápido e também menos passível de erros, algumas empresas passaram a adotar o sistema de usinagem CNC, ou seja, Comando Numérico Computadorizado.

Geralmente isso é feito através do sistema chamado AUTO CAD, onde são lançados dados referentes a cada um dos componentes. As peças são devidamente especificadas, e o programa vai gerar os comandos para que a usinagem aconteça.

Os dados lançados no AUTO CAD se tornam sequencias numéricas que serão utilizadas para guiar o processo de usinagem.

Embora já tenha conquistado consideravelmente o mercado, a usinagem CNC é recente, Até bem pouco tempo atrás, o processo era feito por máquinas ferramentas completamente manuais.

Embora esse processo se mostre muito eficiente, era muito mais passível de erros, o que poderia comprometer todo o projeto para o qual as peças estavam destinadas.

A velocidade é outro componente que devemos considerar. Quando operadas apenas por seres humanos, o processo de criação de uma peça pode demorar muito mais. Isso porque o ser humano não consegue movimentar diferentes eixos ao mesmo tempo.

O surgimento das máquinas CNC trouxe uma nova experiência para a usinagem

Com o passar do tempo e o desenvolvimento tecnológico, foi-se possível criar opções computadorizadas para o manuseio dessas máquinas. O elemento humano ainda é necessário, mas apenas para posicionar a peça que será moldada.

Também é necessário que o técnico prepare a máquina com as coordenadas corretas, e a partir daí ela agra sozinha para realizar o trabalho para o qual foi devidamente orientada.

  • O programa:

Existem diferentes programas que podem servir para a definição numérica que entrará na máquina. O Auto Cad é o mais utilizado, mas muitos outros voltados para desenhos e projetos (ou seja, outros “CADs” – Computer Aided Design) também podem ser usados como é o caso do SolidWorks ou do Sketchup.

Por que escolher uma empresa que opera com usinagem CNC?

Agora que você já entendeu o que é usinagem CNC, deve estar em dúvidas sobre porque escolher uma empresa que trabalha com esse tipo de tecnologia em detrimento de uma “Tradicional”.

Primeiro precisamos destacar que empresas que acompanham a evolução do mercado se mostram mais antenadas em seu nicho.

Segundo temos que citar que o uso dessa tecnologia oferece mais tranquilidade e segurança tanto para você quanto para os profissionais que estão confeccionando a peça.  Então, apostar em tecnologia CNC é um grande avanço.

A Braniva Indústria Mecânica traz essa facilidade para os clientes, além de uma equipe preparada para operar o sistema e garantir a qualidade da peça.

A usinagem CNC é um avanço importante no processo de fabricação, e deve ser considerada uma grande conquista tanto para clientes quanto para fabricantes. Leia também o nosso conteúdo sobre Como funciona a usinagem de precisão – outro importante setor da indústria.

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *